top of page

AMIGOS DA PESCA

 

Trocando ponteira de vara

por Daniel Cirilo

 

Dia 18 de Junho de 2015 - véspera de nossa tão aguardada pescaria em São Vicente - consigo um tempinho para buscar algumas varas que estavam na casa da minha mãe. Ao chegar no prédio onde moro e com a dificuldade que representa uma vara de 3,8 metros inteiriça, tenho a genial idéia de abrir a porta de alumínio com a ponta da vara... resultado? Ganhei uma cerâmica quebrada!

 

Como não teria tempo de fazer um trabalho mais bonito, fiz um conserto rápido mesmo.

 

Retirar a ponteira é uma tarefa bastante fácil, basta aquecê-la com um isqueiro e puxar levemente com um alicate de bico. Não aqueça demais nem force demais porque podemos estragar a fibra ou quebrar a ponteira. O ideal é ir aquecendo e testando, até a ponteira sair justa.

 

No caso da vara Netuno, o fabricante enrola algumas voltas de linha coberta com resina sobre a ponteira. Esta linha deve ser desenrolada com cuidado para aproveitarmos no acabamento (infelizmente esta etapa eu não fotografei, pois tinha apenas alguns minutos disponíveis).

 

Passei na loja Star River da Rua Brigadeiro Tobias no dia seguinte, com a ponteira quebrada em mãos para comprar a nova. Chegando em casa, fiz a colocação conforme descrito abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

1) Restos de cola queimados e resina são retirados cuidadosamente raspando um canivete, estilete ou lixa grossa.

 

 

 

 

 

 

 

 

2) Passar lixa fina para evitar deixar algum risco mais profundo que possa fragilizar o conjunto.

 

 

 

 

 

 

 

 

3)Testar se a nova ponteira está encaixando justa,  até o final. Caso não esteja, repetir o processo anterior até conseguir essa condição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4) Colocar cola instantânea e montar a ponteira. Nesta etapa é muito importante verificar o alinhamento dos passadores. Podemos esperar alguns segundos ate iniciar a colocação da ponteira, mas esta deve ser colocada e alinhada rapidamente. O uso da cola instantânea nos permite retirar facilmente com o isqueiro.

 

 

Com o resto da linha desenrolada damos o acabamento, que será selado com cola também.

 

Pronto, a vara está pronta para a pescaria de domingo. Assim que tiver um tempo extra, passo uma resina e o acabamento ficará como original.

 

Boa pescaria!

© 2015 por AMIGOS DA PESCA - todos os direitos reservados

  • Facebook Social Icon
bottom of page