

AMIGOS DA PESCA
Limpeza Rápida após uma pescaria
por Daniel Cirillo
Não existe nada mais frustrante do que chegar na pescaria e perder aquele troféu por culpa de um equipamento que deixou a desejar, como molinete/carretilha travando, quebra de passadores da vara ou linhas estragadas. E muitas vezes, esse tipo de falha se deu por falta de cuidado.
Após cada pescaria no mar é muito importante fazer uma limpeza simples e rápida que trará benefícios diretos na vida útil dos equipamentos e bons resultados nas pescarias.
-
Molinete/Carretilhas
Com a frição apertada, lave os molinetes e carretilhas com água em abundância, de preferência morna e sem pressão. Isso não vai permitir que a água entre em contato nas engrenagens e em outros locais onde há graxa e óleo lubrificante.
Caso o equipamento esteja sujo com iscas ou outros resíduos, passe uma esponja macia com sabão ou detergente neutro. Dê uma boa chacoalhada e deixe secar a sombra.
-
Varas
As varas também podem ser lavadas no chuveiro ou mangueira. Como no meu apartamento não consigo fazer isto com minhas varas inteiriças, eu passo uma esponja com água morna ao longo de todo comprimento, com cuidado extra nos passadores e fixadores. Após isso passar um pano seco e deixar terminar de secar a sombra
-
Chumbadaas, anzóis e outros
Os demais acessrios usados na epscaria também podem ser lavados com água e secos a sombra.
Após a secagem completa guardamos as varas em suas capas e passamos uma fina camada de óleo lufrificante (tipo WD-40) ou silicone spray nos molinetes e carretilhas.
Ao final da temporada é possível fazer uma manutenção completa, com limpeza mais técnica envolvendo a desmontagem dos equipamentos, troca de graxa e troca de componentes. Mas isso fica para um outro tópico.
Abraço!




