top of page

AMIGOS DA PESCA

Pescaria de Robalo Peva em Bertioga-SP

                                  por Daniel Cirillo

 

Durante toda minha vida fui pescador de costão e de praia, com eventuais saídas para alto mar ou embarcado em canal. Os robalos sempre foram pescados de rodada com camarão vivo, ou eventualmente, nas pescarias nas pedras em São Vicente.

 

Três anos atrás dei aula para o amigo Hector, que viria a ser, junto com seu pai Carlos (Carlão), meus professores nesta pescaria que viciou: a pescaria de robalos peva com isca artificial tipo plug. E desde então tenho praticado esta modalidade com os colegas.

Amigos Hector e Carlão

Nosso local preferido é o Rio Itapanhaú, na cidade de Bertioga, devido a piscosidade e proximidade para um eventual “bate e volta”. A região do Casqueiro em Cubatão é uma outra boa opção, mas a evitamos  devido a grande ocorrência de assaltos.

 

Nas pescarias de robalo peva, preferimos pescar em água com baixa salinidade, optando por subir bastante o rio. Geralmente pescamos nos rios Itapanhaú, rio da praia e Itatinga.

 

Alugamos o barco na garagem náutica do Tião ou na Poço do Robalo, dependendo muito do horário da maré e histórico de capturas, já que temos alguns amigos que nos informam como estão as pescarias.

 

A pescaria do peva tem algumas particularidades que variam de um ponto pra outro, isso torna a pescaria ainda mais empolgante. Geralmente optamos por iscas pequenas de superfície trabalhadas de forma bem lenta. As iscas de meia água e fundo apenas são usadas quanto estamos mais abaixo no rio, pois “lá em cima” tem muitas estruturas submersas e as perdas de iscas são constantes.

 

Não é necessário equipamentos caros e centenas de iscas; algumas varas e carretilhas baratinhas já quebram um bom galho, e uma seleção de 10 a 20 iscas abrangem todas as necessidades. Claro que um equipamento top faz diferença, mas não é por falta deles que não vamos pescar, certo?

 

Nosso equipamento é constituído por varas curta, média a lenta, de no maximo 17lb, com casting de 5 a 15g, montada com carretilha de perfil baixo, linha multifilamento de 20lb e leader curto de fluorcarbono 0,40mm.

As iscas são plugs de superfície e meia água pequenos, entre 5 e 8 cm. Entre eles destacam-se os sticks, as de barbela suspending e floating, algumas cranks e twitch baits.

Nas regiões mais largas do rio Itapanhaú, principalmente abaixo do rio da praia, é possível trabalhar com mais segurança as iscas de fundo como jumping jigs e camarões.

Outros equipamentos não devem ser esquecidos como alicate, tesoura, faca, óculos polarizados, chapéu, etc. Além deles, são fundamentais o motor de popa e o motor elétrico. Um sonar portátil também ajuda bastante.

 

Em nossas pescarias temos notado que o peixe bate o dia todo, porém tem uma maior incidência no inicio da vazante, e em dias de maré pequena (mas não parada), com variações de 0,5m e vazante pela manhã.

 

O trabalho das iscas varia. Geralmente é bem lento, variando dois ou três toques seguidos de parada até a isca voltar a superfície. Quanto mais parada a água, mais lento o trabalho. Tem ocasiões onde o peixe ataca a isca enquanto estamos distraídos posicionando o barco. Mas isto não é regra, portanto variamos o trabalho das iscas o dia todo.

 

Em uma ocasião, no dia 20/09/2015, a maré estava bem parada, com preamar de 1,1m as 6:40 e baixamar de 0,7 as 12:50. Eu e meu amigo o Marcos fizemos uma ótima pescaria, com muita ação de peixes pequenos e alguns médios. Neste dia o bom tempo permitiu até uns arremessos de Fly bem sucedidos.

No dia 19/12/2015 encaramos uma maré um pouco mais forte, com a primeira baixamar de 0,4m as 3:08, preamar de 1,0m as 10:47 e segunda baixamar de 0,6m as 17:50.

 

Neste dia quem comandou o barco foi o Hector que nos deu novas dicas de pontos, e o resultado foi muito bom, inclusive com meu maior robalo peva, um belo exemplar de 2,3kg.

Sempre devemos respeitar o meio ambiente, praticando pesca consciente e soltando os peixes pequenos, afinal o gasto que temos na pescaria não é para ser pago em kg de peixe. Mas eventualmente, levar um peixinho ou outro pra mamãe fazer no forno não é crime!

É bom lembrar que para essa modalidade de pesca embarcada é necessária a habilitação de Arrais Amador para conduzir embarcação motorizada e licença de pesca do IBAMA-MMA para pesca embarcada.

 

Até a próxima!

© 2015 por AMIGOS DA PESCA - todos os direitos reservados

  • Facebook Social Icon
bottom of page