

AMIGOS DA PESCA
Pescaria em Praia Grande, B. Flórida em 28/12/2015
por Rudney Gonçalves da Silva
Pesca de praia sempre foi a minha modalidade preferida. E dessa vez, aproveitei minhas férias na Praia Grande, no saudoso Balneário Flórida, local onde passei grande parte da minha infância e adolescência viajando nas férias de final de ano com meus pais e familia, para enfim, pescar um pouco, estrear alguns equipamentos e claro, relembrar um passado divertido e com muitas histórias para contar.
Nessa praia, já fizemos memoráveis pescarias no final dos anos 80 até os anos 90, sempre pegando bons peixes e muita variedade como betaras, pampos, roncadores, xaréus, robalos e peixe-rei. Foi uma época onde a pesca de praia era muito farta e a orla da praia ainda tinha aquela paisagem mais rústica, com poucas construções e sem toda essa infraestrutura que encontramos hoje. Confesso que gostava mais de como era antes!

Viajamos eu, minha esposa Elaine, nosso filho Guilherme e meus pais Rubens e Clotilde. Saímos de São Paulo no dia 25/12 e sem muito trânsito, chegamos ao apartamento em pouco mais de 01h20min. Algumas rápidas tentativas nos primeiros dias e logo notei boas ações de betaras, o que animou para a pescaria no dia 28/12. Aproveitei para relembrar com minha mãe um pouco dos bons tempos que pescávamos juntos , momento registrado nessa bela foto abaixo. E ainda tive a visita de minha irmã Rosana e cunhado Fernando que nos fizeram uma grande surpresa e passaram um dia conosco, desfrutando de bons momentos e claro, um pouco mais de pescaria.

No dia 28/12, meu amigo Daniel Cirillo chegou à praia por volta das 10h00min com sua esposa Valdinéia e filho Leandro. Eu já estava preparando a tenda para enfrentarmos o forte sol e logo estávamos capturando os corruptos, isca que mais costumamos a usar na praia grande e no verão, sua captura é muito fácil nessas praias de areia fina, onde ainda encontramos sanambi, minhoca de praia e tatuíras
Eu usei como equipamento uma vara New Pampo 2702 e molinete Daiwa ST1000 Long Cast, com linha de 0,30mm. Chicote simples com pequenos anzóis maruseigo, pernadas com cerca de 20 cm e chumbada pirâmide de cerca de 50gr.

Logo no início o Daniel foi presenteado com um belo robalinho, coisa rara de acontecer na praia grande ultimamente. Na sequência consegui fisgar uma betara de bom tamanho e seguimos pegando outras boas betaras e um pampo também foi fisgado.



O resultado final da pescaria foi gratificante. Sabemos que a praia grande já não tem todo o seu potencial de pesca como outrora e, somado a essa época do ano onde toda a sua extensão está ocupada por banhistas, torna qualquer pescaria um pouco mais complicada. Mas mesmo assim conseguimos bons peixes, muita diversão e somar mais uma matéria para o nosso site.
Abraços e até a próxima!